No mundo de hoje, o posicionamento da semente significa muito mais do que simplesmente "as sementes estão espaçadas uniformemente"
Não é novidade que a deposição de sementes é algo que preocupa muito a cabeça dos produtores na época do plantio; sempre identificando as sementes no sulco para garantir distribuição uniforme.
No mundo de hoje, o posicionamento da semente significa muito mais do que simplesmente "as sementes estão espaçadas uniformemente"; o posicionamento vai ao cerne de como a lavoura é gerenciada. Colocar a semente no lugar certo significa captar a luz do sol, maximizar o aproveitamento de água e nutrientes e garantir um maior aproveitamento dos recursos disponíveis para a produtividade.
O sistema de dosagem da plantadeira é o coração da unidade de linha de plantio e precisa bater como o coração, de uma forma consistente e ritmada. Falhas ou duplas podem acontecer caso o coração da linha de plantio não tenha batida consistente ou que ela seja frenética. Quando há uma falha no campo, a luz do sol não é interceptada naquela área e perde a umidade do solo, limitando o rendimento naquele local do campo.
Quando ocorre uma dupla, o investimento naquele local foi dobrado minimizando a rentabilidade dele em relação a lavoura, gerando competição entre as plantas que estão duplas e indo até para as plantas vizinhas à posição das duplas.
A singulação é uma medida de quão bem um dosador está deixando cair uma semente de cada vez; quando a singulação é 100%, cada semente está sendo dosada uma de cada vez; mas se cair abaixo de 99%, o rendimento está sendo perdido por competição as plantas na posição de duplas ou por compensação limitada das plantas vizinhas as falhas.