Com o aproximar de mais um plantio, essa pergunta sempre vem à tona, já que a velocidade é um fator que afeta muito a qualidade de plantio, em especial o espaçamento entre sementes.
Existe uma crença de que “quanto mais devagar, melhor”, pois assim os mecanismos da plantadeira trabalham longe do limite máximo, entregando mais qualidade, embora o desejo sempre seja de aumentar a velocidade de plantio.
E a necessidade de plantar mais rápido acontece devido a alguns fatores: aumentar a quantidade de hectares plantados por dia, plantar dentro da janela ideal para soja-milho/algodão safrinha e aproveitar a umidade no solo das primeiras chuvas em setembro-outubro.
Então, como encontrar o balanço entre a crença de “quanto mais devagar, melhor” e o rendimento operacional? A resposta para essa pergunta está em enxergar a qualidade do plantio em tempo real, mais especificamente dentro da cabine. Só assim é possível ter informações para chegar na velocidade ideal, enxergar linha a linha, metro a metro da lavoura como os parâmetros de qualidade de plantio estão sendo afetados pela velocidade de plantio. Você pode conhecer melhor sobre os parâmetros de qualidade de plantio
clicando aqui.Abaixo está um exemplo de um plantio realizado em Primavera do Leste-MT de como um monitor de plantio qualificado pode contribuir para descobrir a velocidade ideal de plantio. Nesse plantio, as velocidades testadas foram de 6, 8, 10 e 12 km/h. Pelo indicador SRI, que está diretamente relacionado à qualidade de espaçamento das sementes, é possível observar que o aumento de velocidade faz a qualidade do SRI piorar.