Um péssimo contato da semente com o solo, a disponibilidade inconsistente de umidade e os resíduos no sulco são todos responsáveis pela emergência desigual.
O que causa a emergência desigual?
Uma série de fatores pode levar a uma emergência desuniforme num cultivo de grãos. E geralmente o mais lembrado deles é a qualidade de sementes utilizada, principalmente vigor e germinação. Além desses fatores, existem alguns relacionados ao momento da semeadura que causam o mesmo impacto na desuniformidade de emergência e neste texto, vamos abordar 3 desses fatores: Mau contato da semente com o solo, umidade inconsistente e resíduos no sulco. Esses fatores são importantes e que é possível colocá-los sob nosso controle, com o objetivo de gerenciar e potencialmente eliminar.
1. Mau contato da semente com o solo
As sementes plantadas no sulco precisam estar totalmente cercadas e em contato com o solo ao seu redor. As sementes precisam absorver aproximadamente 30~40% do seu próprio peso em água para germinar. E isso acontece apenas quando estão em pleno contato com o solo úmido ao seu redor. Isso pode ser um desafio quando a forma e o tamanho da semente a impedem de chegar ao fundo de um “sulco em V” bem formado. A força aplicada na quantia incorreta sobre as linhas de plantio, a falta de manutenção adequada dos discos duplos e a configuração inadequada dos sistemas de fechamento também podem levar à incapacidade de obter um bom contato da semente com o solo.
2. Umidade inconsistente
O plantio abaixo da linha de umidade é essencial para a germinação, para se ter a certeza de que cada semente é plantada na profundidade definida e que a semente está em uma região de umidade suficiente para a germinação.
3. Resíduo no sulco
Práticas de lavoura baseadas em plantio direto e genética de plantas mais vigorosas, com maior produção de palha deixam mais resíduos na superfície do solo. Se esse resíduo entrar no sulco e entrar em contato com as sementes, ele puxará a umidade do solo (a palha tem essa preferência em relação a semente), poderá introduzir toxinas na semente e também será um impeditivo mecânico à plântula em atingir a superfície do solo. Ambos afetam a germinação e a emergência.