Se você não está marcando as plantas com os dias de emergência, você realmente não vai saber.
Será que tenho emergência desigual na minha lavoura?
Quando foi a última vez que você avaliou sua emergência? Como você fez isso?
Ao avaliar sua emergência é importante que você tenha uma maneira de acompanhar as plantas ao longo da estação para ver seu progresso. Marcar suas contagens de avaliação de emergência com marcadores claramente identificáveis facilita a continuação da avaliação do 1º dia de emergência e quaisquer emergências tardias durante toda a safra.
As plantas que emergem tardiamente estarão em pelo menos um estágio de crescimento diferente ao longo da safra e isso significa que cresceram com condições inferiores as outras plantas que emergiram no dia 1.
Aplicações de fertilizantes e fungicidas, condições de baixa umidade, e a pressão de pragas são desafios de toda safra e as plantas de emergência tardia sofreram ainda mais nessa situação. Cada um desses fatores é uma oportunidade de ver a diferença em como as plantas de diferentes dias de emergência reagem às mudanças do seu ambiente.
E por isso é muito importante você acompanhar como está a qualidade de plantio e o impacto dele no potencial produtivo da sua lavoura, assim você consegue corrigir o problema antes que ele aconteça. Pensando nisso desenvolvemos um guia completo de avaliação de lavoura, baixe agora mesmo e comece a aplicar esses conceitos no seu talhão.
Como usar o Kit de Emergência para avaliar a sua lavoura.