Home

O que é Downforce?

Você sabia que a Downforce pode impactar diretamente na uniformidade da emergência?

Entenda o conceito de Downforce, como é calculada e qual a sua importância para o plantio.

Conceito  

Downforce é a força resultante levando em consideração o peso da linha, a resistência à penetração do solo e a força aplicada na linha. É necessária para que a linha de plantio sempre deposite a semente na profundidade desejada, sem que ocorra compactação do sulco ao redor da semente. A resultante de forças em uma linha de plantio é aplicada sobre o solo pelas rodas limitadoras de profundidade, sendo esse o ponto certo para instalação de um sensor e obter a sua medida.

Por que a Downforce é Importante? 

A Downforce é um parâmetro que permite entender como está a densidade do solo ao redor da semente. Quando apresenta valores acima do adequado pode ocasionar problemas como a compactação do sulco (Espelhamento de Sulco), afetando o desenvolvimento inicial das raízes. Quando aplicada em valores abaixo do ideal pode ocasionar sulcos mal estruturados, que colapsam antes da atuação das rodas cobridoras (rodas em V), levando solo seco da superfície para próximo a semente. E nos casos mais extremos, a semente acaba não atingindo a linha de umidade do solo, deixando a semente de forma superficial.

Fórmula 

Para calcularmos o valor da downforce utilizamos a seguinte fórmula:

DF = FA - PL - RS 

Onde, FA é a força aplicada, PL é o peso da linha e RS é a resistência do solo.

Esquema de forças atuantes na plantadeira.

Como a DownForce impacta no plantio?

A Downforce impacta em quão bom está o sulco criado ao redor da semente. E quanto mais propício o ambiente ao redor da semente, mais rápida e uniforme será a emergência, levando a plantas mais semelhantes e uniformes entre si.

É possível identificar a força no momento do plantio? 

Sensores de monitoramento em tempo real como o nosso LoadPin promovem a leitura da downforce em tempo real para monitorar essa força  metro a metro no seu talhão. Porém, saber a força utilizada é apenas o primeiro passo, pois é necessário corrigi-la em tempo real para que essa força não seja aplicada na intensidade errada. Desse modo, o uso de um pistão hidráulico, como o Delta Force por exemplo, permite utilizar com maior precisão a força aplicada, garantindo uma maior uniformidade no plantio.

Como avaliar a Downforce na minha lavoura?

Uma forma simples e prática para identificar qual a downforce no momento do plantio é realizar a avaliação da construção do sulco. Recomenda-se um canivete e erguer as rodas cobridoras de algumas linhas de plantio. Assim que uma semeadora passar, faça um teste de toque com o canivete contra a parede do sulco. O sulco deve estar intacto, no formato em V e quando tocado pelo canivete, as paredes do sulco devem desmoronar. Se o canivete ficar preso na parede do sulco ou não conseguir desmoronar a parede, é sinal de que a downforce está excessiva. Se o sulco desmoronar sozinho ou solo da superfície está ao redor da semente, é sinal de que a downforce está abaixo do adequado.