Home
Diferença de desenvolvimento de plantas de algodão em função do atraso de emergência

O desenvolvimento inicial de plantas é impactado pelo atraso de emergência de plantas afetando manejos futuros das lavouras

A uniformidade inicial de plantas na lavoura é uma das últimas entregas, facilmente visível, pela operação de plantio. Quando o resultado é ruim, infelizmente não há mais o que ser corrigido, obrigando a convivência numa situação, às vezes, caótica. E a notícia ruim não para por aí. Para as culturas que necessitam de manejo dependente do desenvolvimento da planta, vem um complicador maior ainda. E como exemplo podemos citar a cultura do algodão.

O cultivo do algodão é longo e recebe diversas intervenções de reguladores de crescimento e nitrogênio que afetam a taxa de crescimento e desenvolvimento das plantas. Para a determinação dos momentos de aplicação de regulador de crescimento, o atual momento de desenvolvimento das plantas é um fator fundamental para a decisão. Esta é tomada a partir de amostragens na lavoura que observam o desenvolvimento atual da mesma e a partir de valores de referência para cada cultivar, local e data de plantio, toma-se a decisão de aplicar ou não o regulador de crescimento.

Como a decisão da aplicação do regulador de crescimento é tomada sempre levando em consideração o atual desenvolvimento das plantas, é difícil estabelecer um calendário ou doses para a aplicação dos reguladores. A decisão dificilmente é feita sobre a amostragem de uma planta apenas, e sim pela amostragem de várias delas e quanto mais uniformes as plantas, mais assertiva a tomada de decisão de regulador de crescimento. Contudo, quando as plantas estão muito desuniformes, a tomada de decisão é assertiva para uma pequena porção delas, enquanto que para outras essa mesma decisão de aplicação do regulador de crescimento torna-se inadequada, afetando o desenvolvimento e potencial produtivo.

A uniformidade inicial de plantas de algodão é influenciada por diversos fatores relacionados à operação de semeadura. A qualidade das sementes, umidade no plantio, palha dentro do sulco, compactação do sulco são alguns dos fatores que afetam o desenvolvimento inicial das plantas. 

Atenta a esta questão, nesta safra, a Precision Planting realizou avaliações de emergência e desenvolvimento de plantas em lavouras de algodão. A avaliação foi realizada no município de Primavera do Leste-MT. Após a operação de semeadura, as plantas foram avaliadas e demarcadas dia a dia de emergência e foram avaliação aos 25 dias após o plantio.

Nessa avaliação a altura de plantas e o estádio em que elas se encontravam foram levantados em função do dia de emergência. Para as duas variáveis analisadas, é possível observar que quanto mais tardio foi o dia de emergência menor foi o desenvolvimento das plantas, tendo uma redução de um estádio fenológico a cada atraso de 48 horas de emergência. Além disso, quanto mais atrasado a emergência das plantas, maior a diluição entre os estádios fenológicos também.

No gráfico acima, cada cor representa um estádio fenológico e o tamanho das bolhas representa a proporção de plantas em cada dia de emergência classificada por estádio fenológico.

A altura de plantas também foi afetada pelo atraso de emergência e apresentou os mesmos resultados que os estádios fenológicos, quanto maior o atraso de emergência, menor a altura das plantas.

Esses duas avaliações de plantas foram realizadas quando a lavoura se aproximava da primeira aplicação de regulador de crescimento na cultura do algodão. Isso mostra que a desuniformidade de emergência de plantas (parâmetro avaliado logo após o plantio) apresenta influência sobre o desenvolvimento das mesmas e pode sim afetar e dificultar tomadas de decisão de manejo ao longo do ciclo da lavoura. Portanto, numa emergência desuniforme das plantas, maior diversidade de estádios fenológicos, maior diferença de alturas de plantas afetando a tomada decisão para o regulador de crescimento.

A sua emergência está desuniforme? Em quantos dias ela ocorre? E você já parou para pensar quais fatores causam essa desuniformidade?

Entre em contato com um Serviço Autorizado Precision Planting e solicite uma visita. Nossos técnicos estão treinados e ajudarão você a avaliar a uniformidade de emergência em sua lavoura. Encontre um serviço autorizado clicando aqui.