Entender a diferença de produtividade entre as plantas e buscar corrigir a causa, buscando uma lavoura uniforme e produtiva, é o principal objetivo da Precision Planting.
Das operações agrícolas, o plantio destaca-se como sendo o momento mais importante para qualquer cultura agrícola. O plantio é a última etapa para definição do potencial produtivo. Erros cometidos nesta operação não podem ser corrigidos, obrigando convivência com eles a não ser que se extermine a área já plantada e se inicie um novo plantio, operação inviável devido aos custos de insumos, como sementes e operação de máquinas.
A Precision Planting divide a qualidade do plantio, comumente conhecida como Plantabilidade, em 4 indicadores: População, Singulação (Falhas e Duplas), Espaçamento e Emergência.
A decomposição da Plantabilidade em indicadores é importante para identificar a fonte de erro, quantificá-la e posteriormente corrigi-la.
Os problemas de População, Singulação e Espaçamento levam a perdas do potencial produtivo pois fazem com que as plantas compitam por Luz, Água e Nutrientes, afetando o porte e a produtividade de cada uma das plantas.