Home

Por que emergência importa?

Brasão indicando que emergência de plantas importa.

A Emergência tardia é um dos problemas mais caros que você pode ter em sua lavoura.

Das operações agrícolas, o plantio é o momento mais importante para qualquer cultura. Por ser a última etapa para definição do potencial produtivo, erros na operação podem ser carregados durante todo o processo sem a possibilidade de correções. 

  

Quando o estabelecimento da lavoura é ruim, é comum, que produtores sejam obrigados a eliminar a área já plantada para iniciar um novo plantio, o que gera um grande prejuízo devido aos altos custos de insumos como sementes e a operação de máquinas. Por isso, observar a qualidade de plantio ainda durante a operação é fundamental para uma rápida identificação, quantificação e correção do erro. 

  

O que nos leva a pergunta, emergência realmente importa?  

Custo da emergência ilustração

Os erros de emergência ocorrem quando as plantas emergem tardiamente e acumulam uma defasagem ao longo de toda a vida. As plantas que emergem 24 horas ou mais depois das plantas que emergem no primeiro dia de emergência, que geralmente ocorre no 5º DAP (Dia Após o Plantio), começam com uma desvantagem considerável. Elas competirão durante toda a safra com as plantas ao seu redor por água, nutrientes e luz solar, mas como estarão em um estágio de crescimento inferior, serão menores, terão menos massa foliar e terão sistemas radiculares menores do que as plantas vizinhas. Essas plantas menores estarão sob estresse durante toda a safra, pois terão menos acesso aos insumos básicos para explorar o máximo de potencial produtivo. 

 Em plantações de milho, por exemplo, atrasos de emergência levam a perdas no potencial produtivo da espiga na ordem de 50% por atrasos de 48 horas na emergência. Se a planta estiver dois estádios fenológicos atrás das demais, a perda pode chegar a 80%. Plantas com três ou mais estádios vegetativos atrasados podem ter perdas de 100% no potencial produtivo. 

Já na cultura da soja, o atraso da emergência causa perdas significativas pela redução no porte da planta na ordem de 15% para cada dois dias de atraso. O maior problema no atraso da emergência na soja, porém, é durante a colheita, pois plantas no ponto de colheita convivem com plantas verdes, reduzindo a velocidade da colheitadeira, aumentando o percentual de perdas na limpeza e separação dos grãos e causando o embuchamento do sistema de trilha. No caso de colheita de soja para a produção de sementes, o problema é a desuniformidade que é gerada no lote de sementes, devido a maior umidade das sementes que tiveram emergência tardia. 

Emergência de Plantas

Agora, o que isso significa para suas colheitas?

Se você tiver 2 em cada dez plantas de milho emergindo no dia 3 ou após, você perde até 10% de produtividade no milho. Isso é uma perda muito significativa, com um grande impacto na sua lucratividade. 

Não deixe para colher resultados melhores na próxima safra, conte com a orientação que só um Dealer Precision Planting vai te oferecer!