Efeito prático da emergência Tardia
No cultivo do algodão, as plantas que emergem primeiro necessitam da aplicação de regulador de crescimento devido ao seu desenvolvimento, porém as plantas que emergem tardiamente são prejudicadas pela aplicação por estarem subdesenvolvidas. Dessa forma, a diferença de estádio fenológico fica ainda mais evidente nas plantas de emergência tardia.
Já no caso da soja, uma planta de emergência tardia se torna um planta dominada em relação às suas vizinhas, afetando bastante o seu desenvolvimento, número de vagens e produção individual.
Efeitos que podem ser notados:
- Subdesenvolvimento durante todo o ciclo.
- Penalização na polinização. No caso do milho, as plantas que emergiram tardiamente poderão sofrer penalização na polinização, pois a maioria dos grãos de pólen serão liberados antes e não terão viabilidade quando as plantas de emergência tardia estiverem aptas para recebê-los.
- Planta dominada pelas vizinhas: Redução da produção em relação as plantas com emergência no período adequado. (Menor nº de vagens, menor tamanho de espigas, menor nº de capulhos).
- As plantas que emergiram tardiamente apresentam subdesenvolvimento durante todo o seu ciclo de vida, ficando com um ou dois nós a menos em relação às demais.